Saúde em Português

Saúde em Português
Instituição de Utilidade Pública de Portugal; Registo 1423/99 do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal; Membro da Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento; Membro Associado da Confederação Ibero Americana de Medicina Familiar; Membro Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; Membro do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social

26/12/13

ESTÁGIO PROFISSIONAL - Candidaturas abertas

ESTÁGIO PROFISSIONAL

Saúde em Português tem aberto concurso para realização de um estágio profissional no âmbito do seu Departamento de Cooperação.

A apresentação de candidaturas deverá ter em atenção, preferencialmente, os seguintes requisitos:

- Licenciatura em Relações Internacionais, Ciência Politica ou Direito;
- Capacidade de trabalho em equipa e, simultaneamente, de trabalho de forma independente, eficaz e eficiente;
- Domínio de Inglês falado e escrito;
- Domínio da Língua Francesa e Espanhola também será valorizado;
- Carta de condução e disponibilidade para deslocações;
- Bons conhecimentos de informática na óptica do utilizador;
- Flexibilidade de horários.

Enviar por favor Curriculum Vitae e uma carta de motivação (máximo 400 palavras). Apenas serão convocados/as para entrevista os/as candidatos|as seleccionados|as após avaliação curricular.

Prazo para recepção de candidaturas: 27 de Dezembro de 2013.

Enviar Curriculum Vitae e Carta de Motivação para:
A/C Sofia Figueiredo
info@saudeportugues.org
ou
Avenida Elísio de Moura, 417 – 1º E,
3030 – 183 Coimbra

18/12/13

Apoios Missão às Filipinas


Temos no terreno uma segunda equipa a prestar apoio médico às vitimas do Tufão que ocorreu no passado mês de Novembro.









Saúde em Português agradece o apoio até agora prestado pelas seguintes empresas/organizações:

- Autoridade Nacional da Protecção Civil
- Britos, Acessórios Farmacêuticos, Lda
- Critical Software, SA
- Delta cafés - Grupo Nabeiro
- Efapel , Empresa Fabril de Produtos Eléctricos, SA
- Farmácia Gaspar, Coimbra
- Germed Farmacêutica, Lda
- Imporquímica, Industria Portuguesa de Produtos Químicos, SA
- Iberlab & Imunoreage-Soluções p/ Laboratórios Lda
- Laboratórios Bluepharma
- Laboratórios Novartis
- Nextconsulting, SA
- Passepartout-Viagens e Turismo Lda
- Plural – Cooperativa Farmacêutica, Crl
- 3WD Informática

Mais agradecemos os apoios prestados em espécie por diversos doadores particulares. 

Estamos no entanto ainda muito longe de conseguir colmatar todas as despesas inerentes a esta Missão Humanitária, pelo que continuamos a precisar da SUA AJUDA!

Faça o seu donativo para NIB: CGD 0035 0255 0023 6675 5301 1

Saúde em Português na Conferência “Putting Victims First” -Varsóvia



Saúde em Português foi convidada a tomar parte na conferência “Putting Victims First”, que decorreu nos dias 26 e 27 de Novembro em Varsóvia, Polónia. Este encontro teve como principal objectivo a divulgação de boas práticas no acolhimento e assistência a vítimas de tráfico de seres humanos e produção de novas respostas e orientações para o futuro.
Estiveram presentes no evento cerca de 250 participantes, de mais de 30 países diferentes, tendo sido um momento de partilha de experiências e boas práticas, no qual “Saúde em Português” foi orador especialista no âmbito do acolhimento de vítimas de tráfico de seres humanos, mais especificamente do sexo masculino, tendo-se feito representar por Pedro Machado, psicólogo do Centro de Acolhimento e Protecção (CAP) para Vítimas de Tráfico de Seres Humanos, do sexo masculino, em Portugal.
De salientar ainda a presença de Manuel Albano, Vice - Presidente da Comissão para a Igualdade de Género (CIG), e relator nacional para o tráfico de seres humanos.

Preparação do painel e contactos

O primeiro dia  foi ocupado com a viagem para Varsóvia, com escala em Zurique, tendo chegado por volta das 20h ao hotel (Novotel Warszawa Centrum), onde iria decorrer a conferência. Foi estabelecido contacto com o Dr. Manuel Albano e também com a moderadora do grupo de trabalho (Alina Brasonov). O dia terminou com reunião de trabalho que serviu para apresentar os restantes elementos (Tatiana Catana – Moldávia, Irena Olczyk – ONG La Strada Polónia, e Otto Schuurman - Centro de Acolhimento para Menores, na Holanda) que constituem o painel do grupo de trabalho, e para delinear os temas a abordar por cada um dos elementos, tendo ficada agendada nova reunião para o dia seguinte.

             
Acompanhamento e Participação na Conferência

O primeiro dia da conferência foi dedicado, da parte da manhã, à sessão de abertura e à apresentação dos temas a serem abordados nos grupos de discussão (existiram 4 grupos de discussão) pelos respectivos moderadores. Da parte da tarde, iniciaram-se os trabalhos nos grupos 1 (“Identification of victims of trafficking with a specific focus on labour exploitation”) e 2 (“Legal redress and compensation”), que decorreram em paralelo.


Marcámos presença à tarde no primeiro painel, visto ser o que mais se adequava à missão do CAP. As dificuldades apresentadas pelos oradores, relativamente à identificação das vítimas de tráfico de seres humanos, e a interacção com os órgãos de polícia criminal (OPC) e estatais reflectiram as mesmas dificuldades sentidas pela equipa do CAP em Portugal. Foi referido que existe ainda muito desconhecimento por parte dos OPC, e que é urgente o desenvolvimento de acções de sensibilização, e especialmente do envolvimento cada vez mais presente, enquanto parceiros, no trabalho desenvolvido pelas ONG e instituições que se encontram no terreno.

Saúde em Português especialista em apoio e protecção a vítimas do tráfico de seres humanos

No segundo dia da conferência, de manhã tivemos os restantes dois grupos de trabalho, nº 3 (“Standards of safe accommodation for victims of trafficking”) e nº 4 (“Ensuring victims rehabilitation and safe return”). Saúde em Português esteve presente, como orador especialista, no grupo 3, apresentando o trabalho desenvolvido no CAP, especificando as boas práticas e procedimentos aí desenvolvidos.

A comunicação despertou bastante interesse por parte da assistência, devido à inovação do trabalho desenvolvido, e especialmente por ser um equipamento dedicado exclusivamente a vítimas do sexo masculino, um dos poucos a nível europeu e o único a nível nacional. As principais questões prenderam-se com as nacionalidades dos utentes, o tempo de permanência e principais actividades desenvolvidas com estes, assim como os objectivos a curto, médio e longo prazo dos referidos utentes. Foram igualmente colocadas questões no sentido de perceber as diferenças entre o trabalho desenvolvido com vítimas do sexo feminino e do sexo masculino, tentando sumarizar as suas principais especificidades.
Os trabalhos foram encerrados, no final da manhã do segundo dia, com as conclusões e reflexões finais realizadas pelos moderadores de cada grupo, e com uma comunicação final do Presidente do grupo GRETA (Nicolas Le Coz).





04/12/13

Missão às Filipinas - empresas/organizações que apoiam Saúde em Português



Saúde em Português agradece o apoio até agora prestado na Missão Humanitária às Filipinas pelas seguintes empresas/organizações:

- Autoridade Nacional da Protecção Civil

- Britos, Acessórios Farmacêuticos, Lda

- Efapel , Empresa Fabril de Produtos Eléctricos, SA 

- Farmácia Gaspar, Coimbra

- Germed Farmacêutica, Lda

- Imporquímica, Industria Portuguesa de Produtos Químicos, SA

- Iberlab & Imunoreage-Soluções p/ Laboratórios Lda


- Laboratórios Bluepharma 

- Laboratórios Novartis

- Passepartout-Viagens e Turismo Lda

- 3WD Informática

Mais agradecemos os apoios prestados em espécie por diversos doadores particulares. 

Estamos no entanto ainda muito longe de conseguir colmatar todas as despesas inerentes a esta Missão Humanitária, pelo que continuamos a precisar da SUA AJUDA!

Faça o seu donativo para NIB: CGD 0035 0255 0023 6675 5301 1

29/11/13

2013.11.27 Inauguração da Exposição PUBLIGUALDADE, Fotografias e instalação vídeo de Pedro Medeiros.

No âmbito do projecto de Saúde em Português sobre Igualdade de Género denominado PRECONCEITO ZERO, inaugurou no passado dia 27 na Escola Superior de Educação de Coimbra a Exposição PUBLIGUALDADE, Fotografias e instalação vídeo de Pedro Medeiros.

Esta exposição, que estará patente até dia 30 de Dezembro, tem como objectivo alertar para o uso abusivo e deturpado da imagem e papel da mulher nos meios de comunicação social, chamando particularmente a atenção para a “objectificação” da sua imagem.


Intervieram na Sessão de inauguração Hernâni Caniço (Presidente de Saúde em Português), Pedro Medeiros (Fotógrafo, autor da Exposição), Filomena Teixeira ( Docente da ESEC em representação da Presidência desta Escola) e Artur Côrte-Real ( em representação da Direcção Regional da Cultura do Centro).

A exposição pode ser visitada até ao próximo dia 30 de Dezembro nos seguintes horários:

-até 22 de Dezembro 

Segunda a sexta-feira – 9H00 às 22H00
Sábado - 9H00 às 13H00 (encerra ao domingo)

-de 23 a 30 de Dezembro
Segunda a sexta-feira – 9H00 às 17H00

(encerra nos dias 24 e 25 de Dezembro; encerra ao sábado e domingo)

Saúde em Português em Missão Humanitária nas Filipinas

Sendo uma organização de cariz humanitário, não poderíamos ficar indiferentes aos recentes acontecimentos nas Filipinas, onde a passagem do tufão Haiyan a 8 de Novembro de 2013, causou cerca de 10 mil mortos e desalojou mais de 660 mil pessoas, com consequências devastadoras em toda a região. 

Assim, reconhecendo o imperativo humanitário e dada a experiência de Saúde em Português, temos já uma  uma equipa de três elementos  (médico, enfermeiro e responsável de logística), com experiência em situações de crise a prestar assistência médica às populações de Tacloban, uma das zonas mais afectadas pelo tufão. Esta equipa faz parte do Cluster para a Saúde das Nações Unidas. A equipa é constituída por Ricardo Márquez, Nuno Monteiro e Ana Rita Brito. 

Ricardo Márquez, Chefe desta Missão, é Médico Especialista em Medicina Geral e Familiar com competências em emergência médica. Trabalha habitualmente no INEM desde 1996, em Vila Franca de Xira e Figueira da Foz. É instrutor internacional em gestão de crises e catástrofes. Já participou em diversas missões humanitárias de emergência, na Venezuela (1999), Sri Lanka (2005) e Haiti (2010). 

Nuno Fernando Gonçalves Monteiro, Enfermeiro no Serviço de Urgência dos HUC desde 2011 tem 32 anos e é natural de Viseu. É voluntário da Saúde em Português desde 2011.Licenciado na Escola Superior de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca frequenta o Mestrado em Enfermagem “A Pessoa em situação critica” na escola Superior de Saúde de Leiria.Foi Voluntário na Cruz Vermelha Portuguesa desde 1996, onde participou como responsável/coordenador em diversas situações e apoios de emergência, sendo responsável pela operacionalidade dos voluntários da Delegação de Coimbra durante cerca de 4 anos.

Ana Rita Brito, coordenadora de logística, é licenciada em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde, actualmente, frequenta o Mestrado em Sociologia. Foi Bolseira de Integração à Investigação no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra no Núcleo de Políticas Sociais. Nos últimos dois anos tem exercido funções como Socióloga e Coordenadora de Projectos em vários projectos nacionais de Saúde em Português. Actualmente é Directora-Executiva do Departamento de Cooperação desta organização.







2013-11.21 Ricardo Márquez, Ana Rita Brito e Nuno Monteiro no Aeroporto da Portela antes da partida

Precisamos  MUITO da sua ajuda para conseguirmos assegurar os 8.000 euros que nos permitem garantir o orçamento sem dívidas e o sucesso do trabalho dos nossos voluntários que já estão no terreno.

Pode fazer o seu donativo para NIB: CGD 0035 0255 0023 6675 5301 1. 
Contamos Consigo!













2013.11.15 Sessão de Encerramento do Plano de Acção da 4ª edição ODM NA CIDADE

Decorreu no passado dia 15 de Novembro, na Casa Municipal da Cultura de Coimbra a Sessão de Encerramento do Plano de Acção da 4ª edição do projecto «ODM na Cidade - Coimbra Solidária, ODM para Todos|as». 

Esta sessão contou com a presença dos elementos do Secretariado Executivo da Plataforma ODM representados por Daniela Borges (Presidente do Núcleo de Estudantes de Medicina da Associação Académica de Coimbra), Hernâni Caniço (Presidente de Saúde em Português) e Ana Maria Ramalheira, (Presidente da ADAV – Coimbra). Contou também com a presença de Maria Fernanda Gomes, Assistente Social, em representação do Agrupamento de Centros de Saúde Baixo Mondego.



Daniela Borges, enquanto elemento do Secretariado Executivo, fez uma apresentação das iniciativas desenvolvidas assim como dos seus resultados práticos. Para além da sensibilização da população para o problema de pobreza (que tem vindo a aumentar), a campanha de recolha de fundos permitiu angariar verbas que asseguraram o apoio em medicamentos e sondas vesicais a 4 utentes referenciados pelo Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Mondego.

De seguida, foram entregues os prémios aos 3 vencedores do Concurso de desenho Infantil "Desenha os ODM", do 1º Jardim-escola de João de Deus.


Hernâni Caniço referiu, no entanto, que apesar do louvor das iniciativas desenvolvidas, os objectivos traçados no início da campanha não terão sido atingidos pelo que se impõe uma redefinição de estratégias que permitam em acções futuras criar verdadeiras sinergias entre os elementos da Plataforma ODM na Cidade – Coimbra solidária para todos|as de modo a que se possam melhorar significativamente esses resultados.

Ana Maria Ramalheira referiu que apesar de haver pontos a melhorar, o principal objectivo da Plataforma foi cumprido, isto é, houve efectiva sensibilização acerca dos ODM, junto de diferentes públicos-alvo, e que para além do problema da pobreza há que repensar e reflectir nas suas verdadeiras causas e o que se pode fazer no sentido de tentar minimizá-las.

Por fim, Maria Fernanda Gomes, referiu que, apesar da modesta quantia angariada, é de louvar o carácter da iniciativa nos tempos difíceis que correm e onde os casos de carência referenciados têm vindo a aumentar. Como tal, todos os apoios e esforços são bem vindos e devem ser mobilizados para ajudar os utentes em dificuldades. Reforçou a ideia de que o ACES se encontra disponível para continuar a colaborar neste projecto com a Plataforma ODM.

15/11/13

3ª Feira do Livro Usado



Até ao próximo dia 18 disponibilizamos livros usados a baixo custo no Café com Arte (Avenida Elísio de Moura 367, Coimbra).
Temos muitos e variados títulos...

Posteriormente procederemos à venda nos seguintes locais e datas:

Café Santa Cruz - 20 a 26 de Novembro 2013
Feito | Conceito -28 de Novembro a 4 de Dezembro 2013


O valor angariado com a venda contribuirá para o Fundo Contribua para Medicar. Ser-nos-á assim possível apoiar crianças e jovens de famílias mais carenciadas através da aquisição de vacinas ou medicamentos.

06/11/13

Candidatura à Missão Sorriso 2013 - Projecto para a prevenção e controlo da asma em Coimbra.


Apresentámos novamente uma candidatura à Missão Sorriso / Continente, através do Projecto ASTHMA - Plano de Iniciativas para a prevenção e controlo da asma. Desta vez, tendo em conta que a asma é a doença crónica mais frequente nas crianças e jovens, e que, quando mal controlada, condiciona a qualidade de vida da criança e da sua família.

 Este projecto visa, não só o controlo desta patologia na população pediátrica asmática da 2ª maior freguesia de Coimbra, como o “empowerment” dos intervenientes na gestão das crises, através da criação de uma consulta multidisciplinar e de intervenção educativa na comunidade escolar e nas instituições de solidariedade social. 

Saúde em Português viu já em 2011 um projecto seu ser aprovado. Tratou-se do Projecto Linka-te que terminou em Julho passado e que permitiu desenvolver actividades com crianças e jovens institucionalizados de 9 Lares de Infância e Juventude do distrito de Coimbra.


Para além da avaliação técnica da qualidade do projecto, a sua aprovação também depende do número de votos que este que obtiver através do FaceBook, pelo que vimos por este meio apelar ao vosso fundamental e importante apoio.

Para tal deverão por favor  aceder à página da Missão Sorriso/Continente na internet e votar no projecto ASTHMA - Plano de Iniciativas para a prevenção e controlo da asma .

Vote AQUI

CONTRIBUA COM O SEU VOTO SOLIDÁRIO!

Pode votar as vezes que quiser… quanto mais "clickar", MAIS AJUDA!

21/10/13

Jantar Solidário 20 anos Saúde em Português - 23 de Outubro













Iremos realizar na próxima Quarta Feira, dia 23 de Outubro um jantar Solidário comemorativo dos 20 anos de Saúde em Português. 

Para se inscrever contacte-nos por favor por correio electrónico para info@saudeportugues.org ou através do telefone 239 702 723.

O jantar realizar-se-á no Restaurante ViraBrasa ( Vale das Flores, junto ao Coimbra Shopping) e terá um custo de 17,5 Euros por pessoa

Gostaríamos muito de poder contar com a sua presença Solidária

15/10/13

E TU? TENS PRECONCEITO?



Saúde em Português encontra-se desde Dezembro de 2012 a desenvolver o projecto “Preconceito Zero – Trilhos da Igualdade”. 

Este projecto, que decorrerá até Junho de 2014, visa integrar a dimensão de género e cidadania em todas as esferas da vida social, política, económica e cultural. Serão realizadas diversas acções, tertúlias e campanhas onde se procurará promover a reflexão e o debate sobre a Igualdade de Género.

Um dos meios de divulgação do projecto já se encontra “na rua” através de um painel publicitário onde aliamos a uma fotografia de Pedro Medeiros a frase “ E TU? TENS PRECONCEITO? ”
“Preconceito Zero – Trilhos da Igualdade” é apoiado financeiramente pelo Programa Operacional do Potencial Humano através da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.




(Este painel situa-se junto ao túnel da Estação Nova no sentido de quem circula para entrar na cidade de Coimbra)

13/09/13

Seminário Final Projecto EmPoder Delas










Irá decorrer na próxima Sexta Feira, Dia 20 de Setembro o Seminário final do projecto EmPoder Delas. Tem como principais objectivos:

- Apresentar os resultados do projecto “EmPoder Delas”.

- Debater a problemática da participação das Mulheres na Vida Política: partilha de experiências e abordagens especializadas sobre as oportunidades, realidades e desafios actuais.

- Sensibilizar profissionais, estudantes e comunidade para a temática.

Local: Hotel Vila Galé, Coimbra

Destinatários: Estudantes e comunidade em geral.

Inscrições: As inscrições são gratuitas.

PROGRAMA

09h00m Abertura do Secretariado

10h00m Sessão de Abertura

Hernâni Caniço – Presidente de Saúde em Português
João Paulo Barbosa de Melo – Presidente da Câmara Municipal de Coimbra

10h30m-11h00m Coffee Break

10h30m Apresentação dos Resultados:

Pedro Machado – Coordenador do Projecto EmPoder Delas 
Pedro Medeiros – Fotógrafo do Projecto EmPoder Delas

11h30m 
Painel 1: Igualdade de Género em Ambiente Laboral e Escolar:

Moderador: 
Marisa Lobo (Saúde em Português)

Maria José Magalhães –Presidente da UMAR  (União de Mulheres Alternativa e Resposta)
Virgínia Ferreira – Universidade de Coimbra/Centro Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra

13h00-14h30m Pausa

15h00m 
Painel 2: Igualdade de Género na Vida Pública, Política e Associativa

Moderador: Pedro Machado (Saúde em Português)

Isabel do Carmo – Médica/Activista
Rita Rato – Deputada à Assembleia da República
Margarida Medina Martins – Presidente da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres
Daniela Borges – NEM/AAC

17h00m Sessão de Encerramento
Hernâni Caniço – Presidente de Saúde em Português
Teresa Chaves Almeida – Vice-Presidente da Comissão para Cidadania e Igualdade de Género 


As inscrições poderão ser feitas no local ou por correio electrónico para info@saudeportuguês.org 

Ficha de Inscrição disponível na DropBox em

https://www.dropbox.com/s/i54bti05ombcm2j/ficha%20de%20inscrição%20Seminário%20EmPoder%20Delas.docx

06/08/13

Curso/Formação - Avaliação e Intervenção no Sistema de Promoção e Protecção de Menores


Curso/Formação

Avaliação e Intervenção no Sistema de Promoção e Protecção de Menores

13 a 28 de Setembro 2013 num total de 30 Horas

Objectivo Geral:

- Adquirir conhecimentos necessários à prática profissional no sistema de promoção e protecção.

Objectivos Específicos:

- Reflectir acerca da evolução histórica do modelo de promoção e protecção, nomeadamente a evolução da legislação aplicável;
- Reflectir acerca do conceito de maus-tratos;
- Conhecer a articulação e interacção entre as várias entidades e actores do sistema de protecção nacional;
- Conhecer a Lei de Protecção de Crianças e Jovens em Perigo (LPCJP) e suas aplicações;
- Conhecer os modelos de conceptualização da família, sistemas e intervenção em rede;
- Ser capaz de aplicar os conceitos de família, sistemas e intervenção em rede às situações práticas;
- Conhecer a definição de maus -tratos e ser capaz de identificar e avaliar sinais e sintomas dos mesmos;
- Saber avaliar os factores de risco e de protecção, inserindo-os numa conceptualização eco-sistémica; 
- Conhecer as estratégias e procedimentos de intervenção nas situações de perigo;
- Ser capaz de estruturar uma intervenção, tendo por base a legislação e o modelo eco-sistémico.






CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Modulo 1 - A protecção de crianças/jovens - legislação (7 horas)
Modulo 2 - O sistema de protecção de crianças e jovens em Portugal (7h)
Modulo 3 - Família, Sistemas. Maus-tratos (8h)
Modulo 4 - Intervenção/avaliação - estratégias/procedimentos (8h)

Destinatários:

Estudantes de ciências sociais e humanas (Psicologia, Serviço Social, Criminologia, Sociologia, Educadores Sociais, entre outros) e profissionais que trabalham ou pretendam trabalhar com o sistema de promoção e protecção.

Limite de Inscrições: 20

N.º mínimo de participantes: 8

Preço: 30€ (25€ p/ sócios)

Inscrições: info@saudeportugues.org, 96 009 29 89 ou 239 702 723

Calendarização: 11, 13, 14, 18, 20, 21, 25, 27 e 28 de Setembro

Horários:
4.ª Feira: 18-21h30
6.ª Feira: 18h00-21h30
Sábados: 09h00 - 13h00
(28 de Setembro: 09h00-12h00)

30/07/13

Aveiro - Inauguração da Exposição reescrita | EmPoder Delas - Projecto sobre a Participação das Mulheres na Vida Política

Exposição reescrita | EmPoder Delas - Fotografias de Pedro Medeiros

Inauguração no dia 31 de Julho – Loja PONTO JÁ de Aveiro. 



No âmbito do projecto de Saúde em Português sobre a participação das Mulheres na Vida Política denominado EmPoder Delas, irá inaugurar, no próximo dia 31 de Julho pelas 11h00m, na Loja PONTO JÁ de Aveiro da Direcção Regional do Centro, a Exposição de Fotografia - reescrita - de Pedro Medeiros que estará patente até ao dia 14 de Agosto de 2013.


Esta exposição é constituída por 15 fotografias [retratos a preto e branco] onde estão representadas as Mulheres que são o rosto deste projecto: Inês Pedrosa; Irene Flunser Pimentel; Isabel do Carmo; Joana Vasconcelos; Maria Manuela Cruzeiro; Manuela Tavares; Margarida Medina Martins; Maria de Belém Roseira; Maria José Magalhães; Maria Teresa Horta; Marisa Matias; Raquel Freire; Rita Rato; Sara Falcão Casaca; Virgínia Ferreira.

As fotografias são acompanhadas de testemunhos escritos das retratadas e de uma instalação de som com música de Sara Carvalho.

A itinerância da exposição iniciou na Loja PONTO JÁ da Guarda, tendo depois estado exposta na Loja PONTO JÁ de Castelo Branco, seguindo agora a inauguração na Loja Ponto Já de Aveiro da Direcção Regional do Centro a 31 de Julho, onde permanecerá até dia 14 de Agosto, seguindo-se as cidades de Viseu (19/08/2013 a 06/09/2013) e Leiria (16/09/2013 a 30/09/2013).

Contamos com a presença de todas e de todos!

02/07/13

Projecto AGUARELA


Concorrendo para a execução do Plano da Igualdade, são objectivos principais deste projecto promover a sensibilização e informação sobre orientação sexual e identidade de género e assegurar um serviço de apoio à população LGBT e suas famílias. Para concretização destes objectivos, este projecto prevê a realização de actividades, dirigidas ao público em geral, que apostem no poder da imagem e que promovam espaços de debate e reflexão (campanha de arte pública, exposição itinerante, ciclo de cinema queer com debate, festa pride LGBTI e seminário).Prevê também a realização de acções de sensibilização dirigidas a alunos|as do 3º ciclo, secundário e ensino superior. Este projecto pretende ainda criar um Gabinete de Apoio LGBTI, em Coimbra, que preste um aconselhamento individualizado e especializado ao nível biopsicosocial e jurídico para informação e orientação de indivíduos, famílias e grupos, promovendo a sua integração social e comunitária.

Objectivos do Projecto
• Promover a sensibilização e informação da sociedade em geral e de públicos-alvo específicos sobre questões relacionadas com a orientação sexual e identidade de género pela adopção de uma postura mais proactiva no combate à discriminação;
• Criar e assegurar um serviço de apoio e aconselhamento biológico, social, psicológico e jurídico à população LGBTI e suas famílias;
• Promover um planeamento integrado e concertado através dos recursos a parcerias informais essenciais para mediar e mobilizar públicos-alvo estratégicos;
• Promover a sensibilização, informação e consciencialização dos estudantes do 3º ciclo, do ensino secundário, do ensino superior, pessoal docente e não docente e aos|as técnicos|as de saúde sobre os direitos das pessoas LGBTI;
• Promover o reconhecimento à saúde como um direito de cidadania, garantindo o acesso da população LGBTI aos demais níveis de cuidados de saúde, numa base equitativa e participativa; 
• Realizar um seminário no final do projecto, para divulgação dos resultados alcançados, bem como para a criação de momentos de debate e a troca de experiências sobre a temática.

Gabinete de Apoio Aguarela:

O Gabinete de Apoio Aguarela presta apoio biopsicossocial e jurídico à população LGBTI e suas famílias, através de uma equipa técnica multidisciplinar especializada. Para além de atendimento e acompanhamento individualizado e personalizado, são ainda realizadas sessões de terapia de casal, terapia sexual e grupos de apoio. 

O apoio é confidencial e gratuito.

Contacta-nos! Esperamos por ti!

Telemóvel: 926848028 (2ª a 6ª feira das 9h00 às 20h00) 
E-mail: gab.aguarela@saudeportugues.org
Morada. Av. Elísio de Moura, 417, 1º C, 3030-183 Coimbra (3ª e  5ª das 09h00m às 17h00m)

20/06/13

Exposição reescrita | EmPoder Delas - Fotografias de Pedro Medeiros




Inauguração no dia 25 de Junho – Loja PONTO JÁ de Castelo Branco

No âmbito do projecto de Saúde em Português sobre a participação das Mulheres na Vida Política denominado EmPoder Delas, irá inaugurar, no próximo dia 25 de Junho pelas 11h00m, na Loja PONTO JÁ de Castelo Branco da Direcção Regional do Centro, a Exposição de Fotografia - reescrita - de Pedro Medeiros que estará patente até ao dia 12 de Julho de 2013.
Esta exposição é constituída por 15 fotografias [retratos a preto e branco] onde estão representadas as Mulheres que são o rosto deste projecto: Inês Pedrosa; Irene Flunser Pimentel; Isabel do Carmo; Joana Vasconcelos; Maria Manuela Cruzeiro; Manuela Tavares; Margarida Medina Martins; Maria de Belém Roseira; Maria José Magalhães; Maria Teresa Horta; Marisa Matias; Raquel Freire; Rita Rato; Sara Falcão Casaca; Virgínia Ferreira.

As fotografias são acompanhadas de testemunhos escritos das retratadas e de uma instalação de som com música de Sara Carvalho.

A itinerância da exposição iniciou na Loja PONTO JÁ da Guarda, indo inaugurar no dia 25 de Junho na Loja PONTO JÁ de Castelo Branco da Direcção Regional do Centro, seguindo-se as cidades de Aveiro (31/07/2013 a 14/08/2013), Viseu (19/08/2013 a 06/09/2013) e Leiria (16/09/2013 a 30/09/2013).

Projecto Speak Now or Forever Hold Your Peace

No âmbito do projecto Speak Now or Forever Hold Your Peace, promovido pelo Programa Juventude em Acção, foram 6 jovens portugueses para a Estónia em representação da Saúde em Português
Têm sido desenvolvidas diversas actividades que têm permitido a troca de experiências e a confrontação das várias realidades com que se defrontam os jovens nos seus países de origem (Suécia, Portugal, Alemanha, Itália, Polónia e Estónia).





Preconceito Zero - Trilhos da Igualdade

Saúde em Português encontra-se a desenvolver o projecto Preconceito Zero – Trilhos da Igualdade, apoiado financeiramente pelo Programa Operacional do Potencial Humano através da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.

Com a duração de 18 meses (de 31 de Dezembro de 2012 a 30 de Junho de 2014) este projecto visa integrar a dimensão de género e cidadania em todas as esferas da vida social, política, económica e cultural através da realização de diversas campanhas, com recurso a imagens e mensagens de choque, desenvolvidas em espaços públicos informais da cidade de Coimbra e através de tertúlias que promovam a reflexão, debate e discussão dos diversos temas.


Objectivos:
• Criar, produzir e divulgar materiais informativos que visam a sensibilização e informação da sociedade em geral para a Igualdade de Género;
• Integrar a perspectiva de género em várias áreas, como a saúde, o mercado de trabalho, a cultura, os media nos domínios da esfera pública e privada, com vista a maior igualdade de oportunidades;
• Promover espaços de debate e de troca de experiências e saberes, para fomentar a reflexão em torno das questões de género;
• Contribuir para a redução de desigualdades e de comportamentos discriminatórios.


Público-alvo/Destinatários:
• Público em geral;
• Estudantes do Ensino Superior e Associações de Estudantes da CPLP;
• Profissionais dos media;
• Profissionais de Saúde.


Actividades:
• Actividade 1 - Preparação, organização e divulgação do projecto;
• Actividade 2 – Campanha Geral de Sensibilização em Igualdade de Género;
• Actividade 3 – Campanha sobre violência no namoro;
• Actividade 4 – Campanha sobre estereótipos de género nas mensagens publicitárias;
• Actividade 5 – Campanha sobre assédio sexual e moral no local de trabalho;
• Actividade 6 – Campanha sobre conciliação entre a vida profissional e a vida familiar;
• Actividade 8 – Campanha sobre Mutilação Genital Feminina;
• Actividade 9 – Campanha sobre Tráfico de Seres Humanos;
• Actividade 10 – Seminário final.

Apresentação Projecto Preconceito Zero


07/06/13

2013.06.01 Concerto Solidário, Banjazz – Um Bichinho Esquisito

Decorreu no passado dia 1 De Junho (DIA INTERNACIONAL DA CRIANÇA), no Teatro Académico de Gil Vicente, o Concerto Solidário, Banjazz – Um Bichinho Esquisito, organizado por Saúde em Português.

Este Concerto Solidário organizado em parceria com o JAZZ AO CENTRO, teve como objectivo sensibilizar a população em geral para a problemática do acesso à saúde e ao medicamento e ainda, no âmbito do Fundo Contribua para Medicar, angariar verbas que permitam a Saúde em Português adquirir medicamentos/vacinas para crianças e jovens cujo rendimento e situação familiar as priva deste direito.
O magnífico espectáculo, dirigido pela cantora e actriz Maria Morbey, com direcção musical e guitarra de José Soares, Alexandre Frazão (bateria), Paulo Gaspar (clarinete e saxofone), Franco Chirife (piano) e Yuri Daniel (contrabaixo), contou com um público entusiasmado e participante que sem dúvida terá ficado mais desperto interessado pelo Jazz.
Saúde em Português agradece a todos/as os que estiveram presentes assim como às entidades/organizações que de algum modo colaboraram na realização deste espectáculo: JAZZ AO CENTRO CLUBE,  CÂMARA MUNICIPAL DE COIMBRA, DIÁRIO DE COIMBRA, CENTRO CIRÚRGICO DE COIMBRA - FIG, INDÚSTRIAS GRÁFICAS e IDEALMED, Unidade Hospitalar de Coimbra.







23/05/13

Banjazz – Um Bichinho Esquisito / Concerto Solidário Saúde em Português


Teatro Académico Gil Vicente |1 de Junho de 2013 |15h00m

Por apenas 3,5€ por bilhete ajude-nos a medicar e vacinar crianças carenciadas!

Banjazz – Um Bichinho Esquisito

Um espectáculo de teatro e música dirigido pela cantora e actriz Maria Morbey para despertar o interesse e o gosto pelo jazz.


Este Concerto Solidário organizado pela ONGD Saúde em Português em parceria com o JACC, visa sensibilizar a população em geral para a problemática do acesso à saúde e ao medicamento. No âmbito do Fundo Contribua para Medicar, pretende-se angariar verbas que permitam adquirir medicamentos/vacinas para crianças e jovens cujo rendimento e situação familiar as priva deste direito.

Maria Morbey - voz e direcção artística
José Soares - direcção musical e guitarra
Alexandre Frazão - bateria
Paulo Gaspar - clarinete e saxofone
Franco Chirife - piano
Yuri Daniel – contrabaixo

M/4 anos

BILHETES:
Saúde em Português 
E-mail: info@saudeportugues.org
Telefone: 239 702 723

Teatro Académico Gil Vicente
2ªfeira a sábado - das17h00 às 22h00
Telefone: 239 855 630

Apoios: JACC, Câmara Municipal de Coimbra e Diário de Coimbra